Lição 12

10/08/2010 08:41

 

O CIÚMES PREJUDICA O AMOR

 

LEITURA BÍBLICA

(Lucas 15.25-32)

 

TEXTO

"Sondas-me, ó Deus, conhece o meu coração". (Salmos 139.23a)

 

PALAVRA INTRODUTÓRIA 

Muitas pessoas sofrem de males sérios em consequências do ciúme que alimentam. É um mal doentio que atormenta quem o guarda no coração. Além de causar males ao ciumento afeta as demais pessoas em volta.

MOTIVOS QUE LEVAM AO CIÚME

Vários são os motivos pelos quais uma pessoa pode ser despertada a sentir ciúme de alguém. No entanto, tal sentimento deve ser evitado porque sempre traz consequências maléficas.

1.1 O ciúme do possessivo: ele se manifesta tanto no homem como na mulher e se torna muito mais perigoso e mais difícil de ser debelado se for infundado, isto é, se não existir uma causa aparente que o justifique.

1.2 A insegurança: é outra causa que gera ciúmes. Esse sentimento tem por base o medo de perder algo que se possui. No caso, o ente querido.

1.3 Complexo de inferioridade: quando uma pessoa se sente inferiorizada com relação a outras, torna-se insegura e pode ser motivo de desencadear ciúmes.

1.4 Ciúmes competitivos: a competição também é um forte motivo para gerar ciúmes. Entre colegas de trabalho, por exemplo, é muito comum haver competição para exercício de algum cargo mais poderoso. Quando um dos competidores vence é muito natural que suscite cíumes nos demais.

2.1 A amargura causada pelo ciúme: o coração que se deixa levar pelo ciúme torna-se rancoroso, odiento, hostil, amargurado e sombrio. Nessa situação, a pessoa começa a destilar palavras ofensivas até a quem não as merece.

2.2 Mania de perseguição: de modo gera, o ciumento é uma pessoa insegura, sempre desconfiada, porque pensa que, em todo o tempo, está sendo perseguido.

2.3 À procura de isolamento: invariavelmente, a pessoa que sofre de ciúme se isola porque se torna muito antipática. Esse sentimento é perverso e maligno. É fruto da carne e como tal deve ser abandonado.

 

CONCLUSÃO

O ciúme é algo terrível que tem prejudicado muitas vidas, destruindo muito lares. Mas o ciúme pode ser dominado. é sempre bom estar vigilante para que Satanás não encontre lugar para agir. Ele trabalha justamente enfocando as fraquezas. E o ciúme é uma arma afiada do inimigo (Jo 10.10). Para o Cristão viver a vida que Deus lhe permite é preciso banir sentimentos desse tipo que impedem a operação do Espírito Santo.


Neste momento acessados